LightHouse BM

 

A suíte de produtos BM foi concebida para organizar, automatizar e monitorar o processamento batch de forma simples, mesmo que os fluxos de execução sejam complexos. Sua estrutura baseada na combinação de quatro regras básicas (eventos vinculados, eventos de calendário, eventos de e-mail e presença ou ausência de arquivo) permite a construção de qualquer fluxo de execução de forma simples e rápida.
É uma ferramenta voltada para as equipes de Produção e Desenvolvimento de Sistemas, que é composta pelos seguintes módulos.


BM Scheduler

Módulo de controle e gerenciamento de processos da produção Agendamento (“schedulagem”) de jobs;
Geração de Logs para os aplicativos Windows; Encapsulamento e criptografia de senhas utilizadas pelos aplicativos, evitando que as mesmas fiquem abertas no código-fonte dos mesmos e atendendo requisitos de auditoria;
Cadastramento e monitoramento em tempo real dos jobs.

 

BM BPA (Robotic Process Automation)

Módulo para robotização (execução autônoma) de processos de aplicações Windows que tem interações com telas e menus que requerem a operação por um usuário e que não podem ser executados automaticamente por linha de comando. Com este módulo há um aumento na produtividade, executando o processo da forma correta, evitando erros humanos, aumentando a segurança, eliminando fraude e os riscos associados ao acesso direto a informações sensíveis por parte do operador de TI

 

BM WIKI

Módulo para a documentação das rotinas e também de toda a informação não estruturada, comum aos ambientes de produção (como por exemplo, números de telefone para emergências, dados de contatos de analistas de desenvolvimento, etc.). Apesar da baixa barreira de entrada para o registro das informações, permitindo a qualquer usuário do BM inserir, modificar ou excluir o que nele estiver armazenado, existe um forte controle de versões, com mecanismos de desfazimento e logs de alterações.

 

BM PCP

Várias empresas têm a sua malha de processos batch montadas no MS-Project, aproveitando-se das facilidades dessa ferramenta para a visualização dos pontos de maior criticidade e também do relacionamento e dependências entre os processos. Assim, o módulo BM PCP realiza a importação desses mapas e os implementa como planos de processamento, tornando possível a execução de mais de um plano de processamento simultaneamente. Também é possível a sua utilização nos ambientes de testes e homologação, simulando a execução da janela batch e possíveis impactos nos tempos de processamento.

 

Diferencial de implantação

Todo o desenvolvimento dos módulos da suíte BM foi feito tendo em vista a maior segurança do ambiente e a simplificação dos processos de montagem e cadastramento de jobs. A implantação provoca baixo impacto no ambiente atual do cliente, pois possibilita o uso de aplicações existentes, sem necessidade de alterações nas mesmas, através de scripts de robotização.
Isso é mais observado em instalações com rotinas desenvolvidas para ambiente Windows, e que dependem de grande intervenção manual de usuários/operadores.

 

Recursos e benefícios